31/07/2017

Como dizer adeus em robô

   Queridos leitores,

   É difícil quando você faz parte daquele ciclo de pessoas que se apega as histórias que lê e aos personagens que conhece, não é mesmo? Talvez alguns de vocês entendam aquilo que passo recentemente.

   Como sempre, escrevo com a finalidade de colocar para fora aquilo que sinto. Só assim para tentar superar e acordar cedo no dia seguinte e enfrentar estágio, faculdade, gente chata, trezentos ônibus e mais lista de coisas quando chegar em casa, como um ser humano normal, que não fica abalado por dias por causa de uma ficção feita com o propósito de nos comover. Eu tento ser essa pessoa. Tento mesmo. É uma pena fracassar piamente.

   É aquela coisa... “Sentimentos fazem com que você enlouqueça. ”

   Eu admito estar um pouco enlouquecida por “Como Dizer Adeus em Robô”. Não é uma história clichê, apesar de que seu estilo estar comum ultimamente... O estilo é aquele que é leve de se ler, mas tem uma mensagem profunda e acaba com o seu coração no final. Tipo Eleanor & Park. Mais ou menos. Enfim.

  Entendam que Beatrice e Jonah estão em seu último ano do colegial e são pessoas bem solitárias. Por motivos diferentes... Bea é naturalmente mais quieta em seu canto, mas sua mãe anda agindo de maneira bem questionável desde que tiveram de se mudar novamente –por causa do emprego do pai de Bea, por sinal. Além disso, sua mãe lhe acusa de ser um robô, de não ter sentimentos, de não se preocupar com os outros e ao longo da história, Beatrice até gostaria que isso fosse verdade. Ela bate em seu peito querendo ouvir um barulho de lataria, mas na verdade, dói e não é só do soco que estou falando.

   E Jonah... Bom, nosso querido Jonah tem um passado com perdas. Dolorosas perdas, eu aviso. E eles.... Se encontram, digamos assim. Mas não é exatamente assim. Entenderão aqueles que lerem.

“Se ele não me queria, ele não me queria. Eu tinha de encontrar outras maneiras de preencher o tempo. ”

   Já tiveram aquela amizade tão linda, tão bela, tão romântica que não se atreveram a mudá-la, pois a estragaria? É nessa linha de raciocínio o que acontece com esses dois. Esse não é o foco principal da história, lamento decepcionar os românticos de plantão. O que eles têm, o jeito como dão certo, o jeito como se ajudam e se machucam o tempo todo é além do compreensível. É quase imaginável, mas não muito invejável.

“-Não era isso que significava ser adulto, agir? ”

   Enfim. O que eu quero dizer, em meio a essa confusão toda que está virando meu desabafo sem spoilers é apenas isso: É sensacional. É lindo. É fofo. É de fazer o coração apertar e os olhos marejar. Tem todo um lance psicológico por trás do enredo. Como por exemplo; até onde uma pessoa pode chegar para fugir daquilo que o sufoca. Até onde a compreensão humana é possível e por que as vezes ela é tão limitada quando trata-se de faixas etárias diferentes, como pais e filhos. Por que os adultos têm essa forma tão louca de lidar com sentimentos? Por que parece que são mais frágeis que nós? Por que Bea é tão adulta quando deveria estar somente preocupada em qual universidade estudar? E Jonah.... Eu entendo, Jonah. Entendo a imponência que você sentiu, entendo como é ruim não entender o porquê, porque logo com você? Porque conosco? Com nossas famílias e com tantas outras por aí?

“O suspense faz parte do emocionante mistério da vida! ”

   A questão é: em muitas partes do mundo, ainda não se entendeu que as crianças são nosso maior patrimônio. Se você faz uma “criança” passar por coisas horríveis, ela talvez nunca saiba lidar com isso. Jonah sofreu grandes perdas, como eu disse... E outras “crianças” maldosas (como os humanos podem ser tão cruéis, meu Deus?!) aproveitaram para fazer algumas brincadeiras. Algo bem bobo (sintam o sabor da ironia), tipo um funeral para ele. Teve até um discurso fúnebre, comentando como ele não havia sido ninguém, no fim das contas. E desde então todos começaram a trata-lo como ‘O Fantasma’, como se ele não fosse o único fantasma da família.

“Eu me esqueci que, depois que você morre, as pessoas esquecem de você. ”

   É, eu fiquei bem apegada a ele, apesar de gostar demais da Beatrice também. Ela não sofreu esse tipo de bullying, pois aprendeu desde cedo a não se apegar as pessoas, pois uma hora elas vão embora.... Ou você vai, de qualquer forma. Sempre alguém se machuca, no fim das contas. E aí a única pessoa que hipoteticamente sempre estaria ao seu lado, sua progenitora, começa a surtar e passar mal e enlouquecer totalmente por motivos não mencionados nessa resenha e seu pai não está lá para ajudar e o seu único amigo está sentindo a dor do luto novamente.

“Não há esperança no mundo que traga os mortos de volta. ”

   Por outro lado, você acaba conhecendo muitas outras histórias sobre as pessoas da estação de rádio que ambos escutam e participam de vez em quando.  É muito lindo, sério mesmo. É impossível não se apaixonar e não querer mais.

“E as estrelas formam uma frase... ‘A felicidade deve ser conquistada. ’ ”

  É lindo, de uma forma dolorosa...

“Pode doer para sempre. É disso que tenho medo. ”

 O meu tempo acabou, até a próxima ligação, um abraço a todos,
— Sarah Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre Magia e Palavras | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS